O que é TRE®?

30/11/2019

A técnica

TRE® é uma sequência de exercícios, alongamentos e posturas que ativam tremores espontâneos em certos músculos do corpo. Estes tremores são um recurso natural para descarregar os níveis de ativação do sistema nervoso, aliviar tensões e trazer o organismo de volta a um estado de equilíbrio. Desta forma, eles permitem reduzir o estresse, relaxar o corpo e regular as emoções.

A TRE® se propõe a ser uma ferramenta de autocuidado, de modo que, uma vez aprendida, a pessoa possa usá-la sempre que necessário para promoção de saúde e qualidade de vida, assim como para lidar com situações de estresse e questões emocionais. Para aprender a técnica, no entanto, é importante ter a ajuda de um facilitador certificado que possa ensinar os exercícios e acompanhar a pessoa ao longo do processo, sempre que for necessário.

O Criador

David Berceli é um assistente social norte americano e perito internacional na área de resolução de conflitos. Ele viveu duas décadas em países do Oriente Médio e da África oferecendo e desenvolvendo programas de ajuda humanitária para populações que passaram por situações de estresse extremo como catástrofes naturais e conflitos armados. Foi nestes contextos que ele desenvolveu a técnica de TRE® - Tension and Trauma Releasing Exercises ou Técnica de Redução de Estresse.


Os Benefícios

A prática de TRE® regula o sistema nervoso autônomo e promove um estado de relaxamento profundo, tanto físico como mental. Isso possibilita obter diversos tipos de benefícios para a saúde. O uso regular da técnica permite aliviar muitos sintomas relacionados a questões físicas, emocionais e comportamentais. A TRE® é muito útil para lidar com quadros de insônia, ansiedade, irritabilidade, depressão, dores musculares e problemas psicossomáticos, entre outros.

Quem pode praticar?

Pessoas de todas as idades podem praticar. Pessoas com limitações físicas podem adaptar os exercícios para suas necessidades. Por precaução, grávidas são contraindicadas a fazer os exercícios. A prática também é contraindicada para aqueles que têm restrição médica para exercer alguma atividade física leve a moderada.

TRE® pelo mundo

Atualmente a TRE® vem sendo praticada em mais de 60 países pelo mundo em contextos diversos.

Em alguns países a técnica é aplicada para o alívio do estresse em situações de grande vulnerabilidade social e estresse coletivo como catástrofes naturais, guerras civis e campos de refugiados.

A TRE® tem sido usada, também, como método de redução de estresse em profissões de risco como nas forças armadas, na polícia, no corpo de bombeiros, na segurança pública, na cruz vermelha e entre profissionais da saúde e da educação.

Nos Estados Unidos ela tem sido oferecida a veteranos de guerra sobreviventes de situações de combate para ajudar a lidar com o estresse pós-traumático.

Além disso, a TRE® tem sido muito usada por diversos profissionais (médicos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas, entre outros) para auxiliar no manejo de quadros de dor, estresse, problemas emocionais, problemas comportamentais, situações de violência e situações traumáticas.

Há dez anos, a TRE® tem sido oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS) do Distrito Federal (DF) como uma Prática Integrativa em Saúde (PIS) promovendo saúde e ajudando a lidar com diversos problemas de saúde, tanto físicos como emocionais. Atualmente, a TRE® é oficialmente reconhecida como uma Prática Integrativa em Saúde (PIS) oferecida no SUS do DF.


Texto retirado do site: https://trebrasil3.webnode.com/sobre-tre/